NOVIDADES

FESDEP prestigia colóquio com Eugenio Raúl Zaffaroni - 
Imagem: Liane Fraga / Ascom FESDEP

FESDEP prestigia colóquio com Eugenio Raúl Zaffaroni

03/08/2018
Imagem: Liane Fraga / Ascom FESDEP
 
Nesta quinta-feira (02), a Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do RS (FESDEP) prestigiou o colóquio “A Questão Democrática e a Midiatização do Processo Judicial”, que teve como conferencista o jurista argentino Eugenio Raúl Zaffaroni. O Diretor Cultural da FESDEP, Defensor Público José Augusto Medeiros, esteve presente no evento. “Zaffaroni é uma referência no Direito Penal mundial. Tê-lo ouvido falar, sem dúvida, foi relevante para todos que estiveram presente”, comentou.
  
O magistrado abordou desde a alta violência que acontece nas periferias das cidades, passando pela problematização das drogas, à espetacularização dos julgamentos e suas conseqüências. Zaffaroni foi ministro da Suprema Corte Argentina (2003 a 2014), é professor emérito e diretor do Departamento de Direito Penal e Criminologia na Universidade de Buenos Aires e, desde 2015, é juiz da Corte Interamericana de Direitos Humanos.
 
Além do magistrado estiveram participando do debate: Maria Helena Weber, Domingos Savio Dresh da Silveira e Alexandre Wunderlich.
 
Maria Helena Weber é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), pesquisadora do CNPq, coordenadora do Observatório de Comunicação Pública (CNPq e UFRGS), membro do Conselho Gestor do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia em Democracia Digital (INCT.DD), doutora em Comunicação e Cultura pela UFRJ e mestre em Sociologia pela UFRGS.
 
Domingos Savio Dresh da Silveira é graduado em Ciência Jurídica e Sociais pela UFRGS, mestre em Direito pela UFRGS e em Sociologia Jurídica e Instituições Políticas pela Universidade de Zaragoza – Espanha, membro do Ministério Público Federal e professor assistente da Faculdade de Direito da UFRGS.
 
Alexandre Wunderlich é doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), mestre em Ciências Criminais pela PUCRS, especialista em Ciências Criminais, foi membro da Comissão de Avaliação dos Juizados Especiais Criminais do Ministério da Justiça e da Comissão de Reforma do Sistema de Recursos Criminais, do Código de Processo Penal do Ministério da Justiça.
  
O evento foi promovido pelo Instituto Novos Paradigmas (INP), com o apoio da FESDEP, Revista Fórum, Instituto Joaquim Herrera Flores, Associação Brasileiras de Juristas pela Democracia (ABJD), Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS), Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), CSPM Advogados Associados, AVM Advogados Associados e PMR Advocacia.
Associação dos Juízes do Rio Grande do Sul (AJURIS), Associação do Ministério Público do Rio Grande do Sul (AMP/RS), 

Voltar
CADASTRE-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES

(51) 99608-7965
ENVIE UM E-MAIL

Rua General Andrade de Neves, 90 conj 83 | Centro Histórico | Porto Alegre | RS