NOVIDADES
FESDEP comemora 20 anos em evento com palestra de Amilton Bueno de Carvalho
27/02/2019
Imagem: Mariana Ribeiro / Ascom FESDEP
A Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do RS – FESDEP comemorou seu aniversário de 20 anos com a palestra do desembargador Amilton Bueno de Carvalho, que falou sobre “O Papel do Defensor Público em Tempos de Cólera Punitivista”. O evento ocorreu na noite de 26 de fevereiro (terça-feira), no Auditório da Sede da Defensoria Pública do RS contando com a presença de Defensores Públicos, professores da Instituição e alunos.
O desembargador Amilton Bueno de Carvalho falou durante mais de uma hora sobre diversos assuntos. Passando pela importância do papel do Defensor Público, da descrença do sistema prisional a ser resistência nos tempos de hoje, Carvalho trouxe alguns dados e relatou alguns acontecimentos para explicar por que o sistema prisional está colapsado. “Eu creio que somente vamos superar o problema prisional quando pararmos de acreditar nos presídios”, salientando que não há respostas simples para o problema de tamanha complexidade. Nesse contexto, Carvalho ressalta que quem vai sofrer mais quando o trabalho dos Defensores for incompetente será o outro, o assistido. Por isso, eles têm a obrigação de dar o seu máximo em todos os casos.
Antes da palestra, aconteceu uma breve cerimônia. O Instituidor e Ex-Presidente da FESDEP, Defensor Público Antônio David Ebert, falou sobre a criação da Instituição. “Na época, convenci os Defensores a criarem a Escola. Ia às faculdades, em todas as turmas de formandos, falar sobre a carreira da Defensoria Pública, que tinha sido criada só cinco anos antes”, comentou. A Presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado – ADPERGS, Defensora Pública Juliana Coelho de Lavigne, ressaltou a importância da criação da FESDEP, pois é uma grande parceira da Associação para o fortalecimento conjunto.
O Diretor Presidente da Escola, Defensor Público Alexandre Brandão Rodrigues, salientou a missão da entidade: difundir os princípios constitucionais, com ênfase nos direitos humanos e na redução das desigualdades sociais, servindo de instrumento para a democratização do ensino, em especial do ensino jurídico. “Focamos na nossa missão e buscamos sempre o apoio dos Defensores Públicos, visando ao crescimento da Instituição”, disse.
A Defensora Pública-Geral do Estado em exercício, Liseane Hartmann, relembrou que estudou com a FESDEP para o II Concurso à Carreira. “Nós sabemos que no decorrer dos anos até esse momento, vários foram os desafios e as dificuldades, mas com dedicação, esforço e trabalho de todos foi possível manter as atividades. Hoje parabenizo os atuais componentes da diretoria e os demais membros da Escola que têm dedicado uma especial atenção para que a Entidade possa ser mantida com qualidade”.
O evento contou com também com a presença da Corregedora Geral da DPE em exercício, Defensora Pública Fernanda Knijinik Milman; Diretora Financeira da FESDEP, Defensora Pública Samara Heerdt; Diretor Cultural da FESDEP, Defensor Público José Augusto Medeiros; Conselheiro da Escola Judicial do Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região, Desembargador Marcelo José Ferlin Dambroso; Vice Presidente da Escola Superior de Advocacia Pública da Associação dos Procuradores do Estado do Rio Grande do Sul – ESAPERGS, Procuradora Márcia Cadore, e Coordenador Executivo do Instituto de Acesso à Justiça, Desembargador José Felipe Ledur.