NOVIDADES
A FESDEP esteve presente no evento “Mulheres Negras Debatendo Sistema Penal Brasileiro, Racismo e Encarceramento em Massa” na UFRGS
17/09/2018
Imagem: Liane Fraga / Ascom FESDEP
(Da esquerda para a direita) Mariana Gonçalves, Eduarda Garcia, Ariele Rodrigues, José Augusto Medeiros e Karen Santos
(Da esquerda para a direita) Mariana Gonçalves, Eduarda Garcia, Ariele Rodrigues, José Augusto Medeiros e Karen Santos
O Diretor Cultural da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do RS (FESDEP), Defensor Público José Augusto Medeiros, participou do evento que aconteceu na noite de quinta-feira, (13), “Mulheres Negras Debatendo Sistema Penal Brasileiro, Racismo e Encarceramento em Massa”, no Salão Nobre da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O debate foi organizado pelo Alicerce Juventude e Projeto Alicerce Negro e Popular.
Medeiros ressaltou que racismo e encarceramento em massa são problemas correlatos e estão umbilicalmente relacionados com a atividade da Defensoria Pública e sua missão constitucional. “A discussão sobre essas questões no espaço dos coletivos como o Alicerce Juventude é da maior importância para o ensino do direito, atualmente, e resgata um pouco da origem da Defensoria não apenas como integrante do sistema de justiça em defesa da população vulnerável, mas como Instituição que apóia os movimentos sociais em suas mais variadas formas de atuação extrajudicial”, contentou Medeiros.
O evento contou com as palestrantes Mariana Gonçalves, formada em Ciências Sociais na UFRGS, mestranda em Psicologia Social e Institucional na mesma instituição; Winnie Bueno, bacharel em Direito, mestranda em Direito Público pela Unisinos, bolsista CAPES PROEX modalidade taxas escolares; e Eduarda Garcia, estudante de direito da UFRGS e integrante do Núcleo Negro e Popular do Coletivo Alicerce. O debate foi organizado pelo Alicerce Juventude e Projeto Alicerce Negro e Popular.
A FESDEP registrou o evento em vídeo que ficará disponível no site em breve.