NOVIDADES

FESDEP, NUDIVERSI e OUVIDORIA DA DPE/RS LANÇAM GRUPO DE ESTUDOS SOBRE QUESTÕES LGBTIA+ - Em 26 de fevereiro de 1999, um grupo de Defensoras e de Defensores Públicos, preocupados em dar apoio à formação e atualização dos atuais e futuros profissionais da Defensoria Pública do Estado, reuniu-se em torno de um ideal comum: a criação da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, pessoa jurídica de direito privado, dotada de autonomia patrimonial, administrativa e financeira, com fins não lucrativos.

FESDEP, NUDIVERSI e OUVIDORIA DA DPE/RS LANÇAM GRUPO DE ESTUDOS SOBRE QUESTÕES LGBTIA+

23/08/2022

Encontros iniciam dia 30 de agosto e se estendem até o dia 17 de janeiro de 2023. O objetivo é promover o conhecimento, a pluralidade, a diversidade e o debateacerca dos temas que serão abordados

 

Lesbianidades, Bissexualidade e Pansexualidade, Intersexualidades, Linguagem Neutra e inclusiva de gênero, Direitos de Pessoas Não-Binárias, Transmasculinidades, Homossexualidades Masculinas (Estigmas nas epidemias de HIV/AIDS e MONKEYPOX), Travestilidades e Mulheridades Trans, são temas do Grupo de Estudos sobre LGBTIA+ organizado e criado pela Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul (FESDEP), pelo Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual e de Gênero da Defensoria Pública do RS (NUDIVERSI) e pela Ouvidoria da Defensoria Pública do RS. O objetivo é promover o diálogo, a pluralidade, a diversidade, o debate e o conhecimento acerca dos assuntos. A proposta é que a cada mês seja estudado um tema da sigla LGBTIA+.

Os encontros iniciam no dia 30 de agosto e se estedem até o dia 17 de janeiro de 2023.

No primeiro encontro, em referência ao mês da Visibilidadea Lésbica, a Defensora Pública de São Paulo, coordenadora do Núcleo Especializado de Defesa da Diversidade e da Igualdade Racial da DPE/SP, mestra em Direitos Humanos pela Universidade de São Paulo e especialista em Direitos Humanos e Acesso à justiça pela FGV,Vanessa Alves Vieira; a Psicóloga Clínica, Doutora em Psicologia Social e Metodologia pela Universidade Autônoma de Madri, Ativista do campo dos Direitos Humanos, Conselheira Estadual de Direitos Humanos e integrante da Organização Feminista de Porto Alegre Coletivo Feminino Plural, Cris Bruel; a articuladora nacional da Rede LesBi Brasil, integrante do Conselho Nacional LGBTI, mestre em Educação, integrante do Grupo de Pesquisa sobre Educação, Direitos Humanos e Interseccionalidades, Roselaine Dias da Silva e a servidora do TJRS e graduada em Direito, Enaê Piccinini Kumer, falam sobre Lesbianidades.

A Defensora Pública e dirigente do Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual e de Gênero (NUDIVERSI), Dra. Aline Palermo, avalia que "o grupo de estudos tem por objetivo construir um espaço de discussão e reflexão sobre temas extremamente importantes para a causa LGBTIA+. Todos os encontros estão sendo pensados e organizados de maneira a abordar e dar visibilidade às principais pautas envolvendo diversidade sexual e de gênero, garantindo-se sempre a mais ampla representatividade, com conscientização sobre direitos e superação de preconceitos.”

Para a Ouvidora-Geral da DPE/RS, Marina Dermann, o Grupo de Estudos representa a defesa dos Direitos Humanos e fortalece a pluralidade e a diversidade. "A Ouvidoria, mais uma vez, encontra na FESDEP uma importante parceria para fomentar um debate tão importante para a defesa dos Direitos Humanos: os direitos das populações LGBTIA+. Com a criação do Núcleo de Defesa da Diversidade Sexual e de Gênero debater os temas, também na perspectiva dos movimentos sociais, se faz necessário para aproximar cada vez mais a instituição da sociedade civil. O grupo de estudos tenta abarcar a máxima pluralidade dentro da diversidade sexual e de gênero. Esperamos contar com a ampla participação de integrantes da Defensoria, ativistas de movimentos sociais, estudantes e demais pessoas interessadas no debate", comentou.

As atividades serão realizadas uma vez por mês, sempre às 19h30, através do Google Meet com link a ser enviado via e-mail. O curso é gratuito, aberto ao público e as inscrições devem ser realizadas pelo do site da FESDEP (fesdep.org.br).

Confira a programação:

30 de Agosto - Mês da Visibilidade Lésbica

Tema: Lesbianidades

Convidadas: Vanessa Alves Vieira, Cris Bruel, Enaê Piccinini Kumer e Roselaine Dias da Silva

27 de Setembro - Mês da Visibilidade Bissexual

Tema: Bissexualidade e Pansexualidade

Convidados: Fernando Seffner e Bruno Moraes

25 de Outubro - Mês da Visibilidade Intersexo

Tema: Intersexualidades

22 de Novembro - Linguagem neutra e inclusiva de gênero e Direitos de Pessoas Não-Binárias

29 de Novembro - Transmasculinidades

06 de Dezembro - Homossexualidades Masculinas (Estigmas HIV/AIDS e MONKEYPOX)

17 de Janeiro (2023) - Mês da Visibilidade Trans (Travestilidades e Mulheridades Trans).

Atenção!

O cronograma com palestrantes será divulgado ao longo do curso e está sujeto a alterações.

Informações gerais:

O quê? Grupo de estudos sobre LGBTIA+

Quando? 30 de agosto até 17 de janeiro de 2023

Horário? 19h30

Transmissão? Google Meet

Público? Aberto

Valor? Gratuito

Periodicidade? Uma vez por mês


Voltar
CADASTRE-SE E RECEBA NOSSAS NOVIDADES

(51) 99608-7965
ENVIE UM E-MAIL

Rua General Andrade de Neves, 90 conj 83 | Centro Histórico | Porto Alegre | RS