Em 26 de fevereiro de 1999, um grupo de Defensoras e de Defensores Públicos, preocupados em dar apoio à formação e atualização dos atuais e futuros profissionais da Defensoria Pública do Estado, reuniu-se em torno de um ideal comum: a criação da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, pessoa jurídica de direito privado, dotada de autonomia patrimonial, administrativa e financeira, com fins não lucrativos.
A partir daí, a FESDEP, como é conhecida, vem empreendendo todos os esforços a fim de proporcionar aos profissionais vocacionados para a Defensoria Pública atividades de ensino-aprendizagem tendentes à atualização e ao incremento de sua formação jurídica e cidadã. Também capacitamos e oferecemos provocações intelectuais altamente sofisticadas às Defensoras e aos Defensores Públicos de todo o país como também à servidoras, aos servidores e ao público externo à Defensoria Pública através de cursos inovadores com assuntos diferenciados e professores com notório conhecimento.
A Escola tem a pretensão de ser um espaço absolutamente inclusivo, que tenha como prioridade o acesso às pessoas com vulnerabilidade, garantindo assim sua aprovação nos nossos concursos e, por consequencia, o acesso ao próprio sistema de justiça com a voz potente e instrumentalizada que a Defensoria Pública tem. Ainda pretendemos pautar interna e externamente discussões fundamentais como antirracismo, questões de gênero, proteção as pessoas com deficiência, trasdisciplinariedade como saída a crise de efetividade do sistema dentre outras não menos importantes. Por que dentro da escola será um espaço qualificado de resistência aos retrocessos nas garantias de direitos.
Firmamos convicção de que, tendo passado pela sua administração diversas Defensoras e Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul, os ideais que movimentaram os instituidores ainda estão presentes em todos aqueles que prestam a sua contribuição para a perpetuação do funcionamento institucional.
A Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, FESDEP, tem por objetivo difundir os princípios constitucionais, com ênfase nos direitos humanos e na redução das desigualdades sociais, servindo de instrumento para a democratização do ensino, em especial do ensino jurídico.
Postura ética.
Qualidade na prestação de serviços.
Compromisso com a preparação jurídica dos integrantes da Defensoria Pública.
Constituem finalidades da Fundação Escola Superior da Defensoria Pública do Rio Grande do Sul, conforme disposições regimentais e estatutárias: